gamificação da aprendizagem |
Preuclides « Consul » 1703527320000
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o ensino deveria ser lúdico? eu gosto bastante de jogos e, nos horários vagos, sempre estou jogando pra eu ser mais produtivo, resolvi baixar aplicativos de ensino q são lúdicos bandeiras II, perguntados e duolingo são exemplos eu sou extremamente competitivo, vicio nesses jogos pra tentar estar no topo dos placares isso tá ok? gamificar o ensino não é tão bem visto alguns pedagogos e psicólogos fazem duras críticas a esta prática, pq os jogos estariam estimulando, apenas, a memória transitória e a dedução, pq basta parar de jogar que você "esquece" o que aprendeu nossa memória "aprende" que aquilo só vai ser útil no jogo, e não na vida real a competitividade não estimula o aluno realmente a aprender, mas sim a atingir os marcadores que indicam proficiência segundo um escritor chamado alfie kohn, a competitividade no ensino faz com q as pessoas busquem a recompensa em vez do aprendizado em si eu mesmo esqueço completamemte o que aprendi nestes jogos logo dps de parar de jogá-los mas o que eu leio ou aprendo em ambientes sociais eu nunca esqueço a piramide de glasser explica bem isso: veja que jogar não tá nem na pirâmide :P jogos são só pra crianças de 5 anos q tão iniciando a escola, aí sim eles têm valor pedagógico pq estimulam raciocínio, memória e etc. não servem pra vc aprender geografia, linguística, história, matemática |
Aeonworld « Censeur » 1703548140000
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Bom geralmente tenho jogado jogos de simulação, e tenho procurado de vez em quando pesquisar sobre a localização de determinado local na vida real e estudar um pouco a história daquela determinada cidade, e normalmente é um locais que pessoas normais não fazem a mínima ideia que existem Dernière modification le 1703548500000 |
Ninguem « Consul » 1703553000000
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Jogar poderia estar enquadrado no nível Praticar da pirâmide, dependendo de como é a simulação, entretanto gamificação não se enquadraria nessa pirâmide porque isso é mais um modelo de engajamento do que de aprendizado Para ter maior sucesso de aprendizado no jogo é necessário que o aluno perceba que aquilo pode ser aplicado na vida real da mesma forma que é aplicada no jogo ou parecida. O jogo por si só não garante o aprendizado, é necessário o acompanhamento do educador para garantir que o aluno teve essa percepção. A gamificação por outro lado ajuda o aluno a começar a engajar e entrar num assunto que ele não entraria de outra forma, porém pode atrapalhar se o único objetivo dele continuar estudando seja pelas recompensas. Caso ele fique apenas pelas recompensas ele provavelmente não estará mais estudado ou praticando o assunto e sim lidando com as mecânicas do jogo em si, isto é, ele vai encontrar formas de tornar o processo menos lúdico e mais mecânico. Concordo que a gamificação tenha o lado nocivo, mas é necessário separar gamificação de jogar. O jogo é o ambiente no qual o aluno pode aprender e praticar o que aprendeu, gamificação por outro lado traz os elementos dos jogos para a vida real para fazer o aluno engajar no assunto. O Duolingo se enquadraria em um ensino gamificado e não em um jogo educativo por exemplo. |