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Política
Berry
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1485575160000
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#161
  0
Bowlt a dit :
Berrycream a dit :
Tem sim, política não se resume a vestir uma camisa em especial e ficar fazendo campanha, política não se resume a partidos ou a direita e esquerda. Um professor bom saberia lidar com neutralidade.

Não é possível chegar a imparcialidade. Ao longo do meu EM tive professores marxistas, liberais e pró-bolsonaro. Todos eles eram dignos, davam suas opiniões mas sem demagogia. Mostrar seu lado para alguém não é errado, é a forma que temos para debater. É o que os nossos pais fazem. Eu venho de uma família que todo mundo odeia o PT. Isso me fez odiar a esquerda? Não, me deu mais motivos pra apoia-lá, pois é ouvindo o absurdo que os outros falam é que você consegue chegar na sua própria opinião.

Eu tive exemplos para apoiar a direita e a esquerda, hoje eu espero que se mantem.
Bowlt
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#162
  0
Ainda sobre a questão da parcialidade:

http://i.imgur.com/KJxtxRs.jpg

caiu no enem deste ano, tomem cuidado com seus pensamentos em coisas que já tem definições bem explícitas.
Berry
« Consul »
1485575220000
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#163
  0
to com.sono demais para ler isso (e sem óculos)
Bowlt
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1485575340000
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#164
  0
Berrycream a dit :
to com.sono demais para ler isso (e sem óculos)

É uma questão muito inteligente e que com certeza gerou muitos erros. Nossa sociedade conectada a internet adora acreditar em teorias da conspiraçao, e aí contesta as coisas mais obvias do mundo.

É tipo o exemplo do aquecimento global. Há quem pense que isso é bobagem, inclusive o atual presidente dos EUA...
Arthiola
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#165
  0
Levei um fora hoje, to triste demais pra ler
Xxscaiosxx
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#166
  0
Bowlt a dit :
Berrycream a dit :
Tem sim, política não se resume a vestir uma camisa em especial e ficar fazendo campanha, política não se resume a partidos ou a direita e esquerda. Um professor bom saberia lidar com neutralidade.

Não é possível chegar a imparcialidade. Ao longo do meu EM tive professores marxistas, liberais e pró-bolsonaro. Todos eles eram dignos, davam suas opiniões mas sem demagogia. Mostrar seu lado para alguém não é errado, é a forma que temos para debater. É o que os nossos pais fazem. Eu venho de uma família que todo mundo odeia o PT. Isso me fez odiar a esquerda? Não, me deu mais motivos pra apoia-lá, pois é ouvindo o absurdo que os outros falam é que você consegue chegar na sua própria opinião.

O foda é que as vezes a culpa nem é do professor por dar sua opinião e sim dos alunos (provavelmente saindo do Fundamental) que absorvem tudo que o professor fala e não tem opinião propria.
Arthiola
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#167
  0
Xxscaiosxx a dit :
Bowlt a dit :
Berrycream a dit :
Tem sim, política não se resume a vestir uma camisa em especial e ficar fazendo campanha, política não se resume a partidos ou a direita e esquerda. Um professor bom saberia lidar com neutralidade.

Não é possível chegar a imparcialidade. Ao longo do meu EM tive professores marxistas, liberais e pró-bolsonaro. Todos eles eram dignos, davam suas opiniões mas sem demagogia. Mostrar seu lado para alguém não é errado, é a forma que temos para debater. É o que os nossos pais fazem. Eu venho de uma família que todo mundo odeia o PT. Isso me fez odiar a esquerda? Não, me deu mais motivos pra apoia-lá, pois é ouvindo o absurdo que os outros falam é que você consegue chegar na sua própria opinião.

O foda é que as vezes a culpa nem é do professor por dar sua opinião e sim dos alunos (provavelmente saindo do Fundamental) que absorvem tudo que o professor fala e não tem opinião propria.

Que bom que os alunos não têm opinião no ensino fundamental ao invés de absorver tudo em páginas de facebook.
Arthiola
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#168
  0
Removido por não condizer com meus ideais

Acho errado transferir a culpa para alunos de fundamental que são em esmagadora maioria absolutamente incapazes, e, como o termo bem define, estes não respondem por seus atos da vida civil.

Dernière modification le 1485575700000
Bowlt
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#169
  0
Aí chegamos no tempo da internet. Você abre o FB e se não tiver senso crítico vai engolir tudo que está lá.

A diferença do professor e do FB é que o professor tem a capacidade de formar senso crítico no aluno, já as paginas do FB, não.
Arthiola
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#170
  0
Bowlt a dit :
Aí chegamos no tempo da internet. Você abre o FB e se não tiver senso crítico vai engolir tudo que está lá.

A diferença do professor e do FB é que o professor tem a capacidade de formar senso crítico no aluno, já as paginas do FB, não.

O sistema de ensino visa ensinar o porquê de tal opinião ter sido formada, como surgiu. Por isso já disse no fórum e repito, estudar a epistemologia por traz de um conceito é importante assim como o próprio conceito
Bowlt
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#171
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Arthiforum a dit :
Bowlt a dit :
Aí chegamos no tempo da internet. Você abre o FB e se não tiver senso crítico vai engolir tudo que está lá.

A diferença do professor e do FB é que o professor tem a capacidade de formar senso crítico no aluno, já as paginas do FB, não.

O sistema de ensino visa ensinar o porquê de tal opinião ter sido formada, como surgiu. Por isso já disse no fórum e repito, estudar a epistemologia por traz de um conceito é importante assim como o próprio conceito

Minha prof de português do ano passado me fez uma analogia interessante.

Ela disse: "Como que eu vou ensinar literatura para os meus alunos sem falar do Renascimento? Como que eu vou ensinar Renascimento sem falar do caos que era a Igreja Católica? É impossível."

Essa foi uma analogia em cima da questão da escola sem partido. Não há como ensinar política sem falar das formas de política.

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Arthiola
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#172
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Bowlt a dit :
Arthiforum a dit :
Bowlt a dit :
Aí chegamos no tempo da internet. Você abre o FB e se não tiver senso crítico vai engolir tudo que está lá.

A diferença do professor e do FB é que o professor tem a capacidade de formar senso crítico no aluno, já as paginas do FB, não.

O sistema de ensino visa ensinar o porquê de tal opinião ter sido formada, como surgiu. Por isso já disse no fórum e repito, estudar a epistemologia por traz de um conceito é importante assim como o próprio conceito

Minha prof de português do ano passado me fez uma analogia interessante.

Ela disse: "Como que eu vou ensinar literatura para os meus alunos sem falar do Renascimento? Como que eu vou ensinar Renascimento sem falar do caos que era a Igreja Católica? É impossível."

Essa foi uma analogia a questão da escola sem partido. Não há como ensinar política sem falar das formas de política.

O marxismo mesmo, que tantas vezes é alvo, querendo ou não causou efeitos profundos na história e um aluno que entra na faculdade sem saber o que é marxismo e vai lidar com este durante o curso fica muito atrás.
A escola sem partido pode ser um dos próprios fatores que "atrasam" o aluno, não só as cotas.
Bowlt
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#173
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Arthiforum a dit :
Bowlt a dit :
Arthiforum a dit :
Bowlt a dit :
Aí chegamos no tempo da internet. Você abre o FB e se não tiver senso crítico vai engolir tudo que está lá.

A diferença do professor e do FB é que o professor tem a capacidade de formar senso crítico no aluno, já as paginas do FB, não.

O sistema de ensino visa ensinar o porquê de tal opinião ter sido formada, como surgiu. Por isso já disse no fórum e repito, estudar a epistemologia por traz de um conceito é importante assim como o próprio conceito

Minha prof de português do ano passado me fez uma analogia interessante.

Ela disse: "Como que eu vou ensinar literatura para os meus alunos sem falar do Renascimento? Como que eu vou ensinar Renascimento sem falar do caos que era a Igreja Católica? É impossível."

Essa foi uma analogia a questão da escola sem partido. Não há como ensinar política sem falar das formas de política.

O marxismo mesmo, que tantas vezes é alvo, querendo ou não causou efeitos profundos na história e um aluno que entra na faculdade sem saber o que é marxismo e vai lidar com este durante o curso fica muito atrás.
A escola sem partido pode ser um dos próprios fatores que "atrasam" o aluno, não só as cotas.

Sim mano, eu mesmo estudei sobre John Locke ano passado. Isso não me doutrinou, só me fez acreditar mais no meu ponto de vista. E ainda consegui entender as ideias do autor, que foi um grande empirista.
Intrinseco
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#174
  0
Doublame a dit :
15 anos* em média
E bem, mil perdões, mas se falta ambição nas pessoas que são comodistas não é problema da escola.
Eu particularmente cabeceei o EM já sabendo que queria ser um programador de jogos porque aquela visão de criança brincar e só ter sonhos supérfluos tinha saído aos 12, como muito bem deveria sair da cabeça de qualquer pessoa cujos país não são negligentes e instigam o filho a descobrir aquilo que gosta.
Esse ano termino o EM e faço ENEM, posso dizer que nunca foi uma "bomba" se decidir sobre o que quer com uma gota de autoconhecimento

Perder a inocência que se tinha quando criança é confundir-se com uma engrenagem no sistema capitalista, que só produz. É parte do processo de coisificar seres humanos.
Ninguém precisa decidir com 12 anos o que fará pelo resto de sua vida, aliás, ninguém precisa fazer isso nunca. Difícil é fazê-los entender que, se você não presta vestibular ou não baliza as suas ações com base na vontade da classe dominante, não é por preguiça, termo utilizado somente para dar luz ao pensamento que coloca as pessoas em uma eterna e alienante linha de produção taylorista e que surge na fala de alguém que é pró meritocracia. Estou errado com minha reflexão?
Arthiola
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#175
  0
Intrinseco a dit :
Doublame a dit :
15 anos* em média
E bem, mil perdões, mas se falta ambição nas pessoas que são comodistas não é problema da escola.
Eu particularmente cabeceei o EM já sabendo que queria ser um programador de jogos porque aquela visão de criança brincar e só ter sonhos supérfluos tinha saído aos 12, como muito bem deveria sair da cabeça de qualquer pessoa cujos país não são negligentes e instigam o filho a descobrir aquilo que gosta.
Esse ano termino o EM e faço ENEM, posso dizer que nunca foi uma "bomba" se decidir sobre o que quer com uma gota de autoconhecimento

Perder a inocência que se tinha quando criança é confundir-se com uma engrenagem no sistema capitalista, que só produz. É parte do processo de coisificar seres humanos.
Ninguém precisa decidir com 12 anos o que fará pelo resto de sua vida, aliás, ninguém precisa fazer isso nunca. Difícil é fazê-los entender que, se você não presta vestibular ou não baliza as suas ações com base na vontade da classe dominante, não é por preguiça, termo utilizado somente para dar luz ao pensamento que coloca as pessoas em uma eterna e alienante linha de produção taylorista e que surge na fala de alguém que é pró meritocracia. Estou errado com minha reflexão?

Não sei se valida ou não, mas passei o meu ensino médio inteiro pensando em cursar um curso, e optei por outro no último mês do terceiro ano.
Bowlt
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#176
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Estou nesse dilema ainda. Mesmo sabendo o que eu não quero fazer, ainda tenho dúvidas sobre a minha decisão final. Isso tá sendo mais difícil do que estudar. Não quero generalizar, tô falando da minha situação mesmo.
Arthiola
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#177
  0
As pessoas mal sabem o que vão estudar em determinado curso, imagine só decidir antes mesmo de ter visto as matérias base de cada um
Bowlt
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#178
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Arthiforum a dit :
As pessoas mal sabem o que vão estudar em determinado curso, imagine só decidir antes mesmo de ter visto as matérias base de cada um

É ideia de quem não conhece o sistema na prática
Arthiola
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#179
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Bowlt a dit :
Arthiforum a dit :
As pessoas mal sabem o que vão estudar em determinado curso, imagine só decidir antes mesmo de ter visto as matérias base de cada um

É ideia de quem não conhece o sistema na prática

Ou de quem conhece mas não está interessado em quem vive inserido nele
Intrinseco
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#180
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Arthiforum a dit :
Intrinseco a dit :
Doublame a dit :
15 anos* em média
E bem, mil perdões, mas se falta ambição nas pessoas que são comodistas não é problema da escola.
Eu particularmente cabeceei o EM já sabendo que queria ser um programador de jogos porque aquela visão de criança brincar e só ter sonhos supérfluos tinha saído aos 12, como muito bem deveria sair da cabeça de qualquer pessoa cujos país não são negligentes e instigam o filho a descobrir aquilo que gosta.
Esse ano termino o EM e faço ENEM, posso dizer que nunca foi uma "bomba" se decidir sobre o que quer com uma gota de autoconhecimento

Perder a inocência que se tinha quando criança é confundir-se com uma engrenagem no sistema capitalista, que só produz. É parte do processo de coisificar seres humanos.
Ninguém precisa decidir com 12 anos o que fará pelo resto de sua vida, aliás, ninguém precisa fazer isso nunca. Difícil é fazê-los entender que, se você não presta vestibular ou não baliza as suas ações com base na vontade da classe dominante, não é por preguiça, termo utilizado somente para dar luz ao pensamento que coloca as pessoas em uma eterna e alienante linha de produção taylorista e que surge na fala de alguém que é pró meritocracia. Estou errado com minha reflexão?

Não sei se valida ou não, mas passei o meu ensino médio inteiro pensando em cursar um curso, e optei por outro no último mês do terceiro ano.

A questão principal abordada no meu post é especificamente aquele discurso que enche a boca de quem é simpatizante com a ideia de que a meritocracia é real, segundo o qual, se você não trabalha/produz, você é preguiçoso. Falo sobre meritocracia porque normalmente essas pessoas associam a preguiça com o insucesso de alguém, que supostamente não se esforçou o bastante para ter a sua vida alavancada.
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